Vencendo o Desafio da Aprendizagem nas Séries Iniciais: A Experiência de Sobral/CE - Série Projeto Boas Práticas na Educação nº 1 - INEP.
“O apoio da equipe da formação e da Secretaria de Educação que estava ao nosso lado com material que a gente não tinha antes... Amo de coração meu trabalho, eu sou professora por convicção, por gostar mesmo.”
“Excelência com Equidade”: Estuto da Fundação Lemann constatou que 215 escolas públicas no país, lidando com estudantes de baixa renda familiar, conseguiram melhorar significativamente a qualidade do seu ensino. O estudo, que busca identificar as razões do sucesso dessas escolas, mostra que é possível um ensino público de qualidade.
No final de 2012, a Fundação Lemann, em parceria com o Itaú BBA, lançou o estudo Excelência com Equidade: as lições das escolas brasileiras que oferecem educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico. Pretendia investigar as características comuns das escolas que, mesmo em condições adversas, conseguem garantir o aprendizado de todos os alunos.
O objeto da análise são os anos iniciais do Ensino Fundamental. Os critérios de seleção das escolas analisadas foram feitos em duas etapas. A primeira delas, foi a seleção de instituições que pertençam às cinco regiões brasileiras e atendem alunos de mais baixo nível socioeconômico. A segunda etapa consistiu em selecionar as escolas em que ao menos 70% dos alunos tenham participado da Prova Brasil, com Ideb maior ou igual a 6 e, ao menos 70% dos estudantes com nível adequado de proficiência e no máximo 5% com nível insuficiente. O parâmetro de medição foi a escala Saeb.
Com o estudo, foram identificadas as práticas, em comum, às 215 escolas selecionadas e quatro estratégias-chave para o sucesso de desempenho. Entre elas estão a definição de metas com clareza ao que se quer alcançar em relação à aprendizagem dos alunos e a criação de um fluxo aberto e transparente de comunicação.
O relatório conclui que a melhoria dos pontos estratégicos apontados podem garantir significativa melhora no aprendizado dos estudantes. Além disso, alerta que muitos dos municípios que possuem boas instituições escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental não conseguem manter a qualidade do ensino nos anos finais. Outros fatores como a interferência das mudanças de gestões públicas que não sinalizam a manutenção das políticas durante a transição podem interferir nos trabalhos das escolas.
“Vivemos em busca de sucesso e não em função dos problemas. Eles existem em todas as instituições. Nossa comunidade concentra não alfabetizados. A escola procura abraçar isso. Temos dois trabalhos: fazer com que nossos alunos aprendam e fazer com que as famílias tenham consciência de que os filhos precisam aprender”.
“Recebemos os resultados das provas e imediatamente sentamos e alinhamos ações. Se determinada turma não atingiu os resultados desejados, buscamos saber o que aconteceu”.