Resultados anteriores

Fontes: IDEB / QEdu/ Planilhas Diagnósticas do Serviço de Orientação Pedagógica

Acreditamos que não dá para elaborar nenhuma ação pedagógica sem um monitoramento preciso e rápido das habilidades e competências dos alunos. Precisamos saber em que etapa de aprendizagem cada aluno e cada turma da Rede Pública Municipal de Ensino se encontram, para podermos traçar as metas (onde queremos chegar) e planejar os caminhos que nos levarão ao objetivo final: a aprendizagem de TODOS os alunos.

 
No município de Teresópolis, os únicos registros históricos sobre a evolução das aprendizagens dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino eram os dados fornecidos pelas avaliações externas (Exemplo: IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - e a ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização) - promovidas pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O problema é que não foram todos os anos de escolaridade que foram avaliados e, no caso da Prova Brasil (IDEB), até 2017, apenas as turmas com 20 alunos ou mais fizeram a avaliação, ou seja, as turmas com um número menor de alunos, sendo a maioria localizada na zona rural do município, não foram avaliadas pelo SAEB, em anos anteriores. Sendo assim, não há monitoramento da aprendizagem de TODOS os discentes. 

Outro fator preocupante é que a Prova Brasil é aplicada a cada dois anos, o que impede a aplicação de ações de impacto em tempo hábil. Quando nos referimos a “tempo hábil”, nos referimos ao fato de que não podemos esperar dois anos para saber se as ações implementadas, após a divulgação do resultado de um determinado ano, surtiram o efeito esperado. 

Porém, tais diagnósticos eram os únicos que tínhamos para (re) pensar a educação pública municipal. 

Vejamos alguns desses indicadores de 2015, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 

No gráfico acima, nota-se que após a tragédia que o município passou em 2011 (catástrofe natural), houve uma queda no IDEB, mas qno ano seguinte já havia avanços maiores (índices) em relação aos que foram observados até 2009.

Em 2015, a cada 100 alunos, 09 não foram aprovados (fluxo).  

A proeficiência em Português estava no nível 4 (Média de 215,70 )  e no nível 5 (Média de 224,48) em Matemática, com uma taxa de participação de 90%, pois dos 1.410 alunos, das escolas participantes, 1.270 realizaram a Prova Brasil.

Contudo, apesar da melhora em 2015, o município perde a sua série histórica em 2017, conforme observa-se no gráfico a seguir, pois de acordo com o Ofício nº 374/2018/GAB-INEP, lamentavelmente, em janeiro de 2018, o INEP foi informado da ocorrência de extravio de malotes de provas e questionários durante a operação reversa, realizada pelos Correios, em razão de furto de veículo. A chamada operação reversa corresponde ao retorno do material já aplicado nas escolas, armazenados em malotes lacrados para fins de processamento e análises posteriores. No caso de Teresópolis, que teve 66 escolas municipais participantes do SAEB em 2017 (Contabilizando-se todos os anos do Ensino Fundamental), constatou-se, na conferência do material, o extravio de 45 (quarenta e cinco) malotes, apenas 21 (vinte e um) retornaram sem alteração, o que deixou o município sem o resultado da série histórica das aprendizagens dos alunos.

Vejamos como ficou o gráfico do IDEB de  2017, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Teresópolis:

Ao analisar os dados das avaliações externas que tivemos acesso, podemos afirmar que há uma lacuna de tempo de 4 anos do último resultado do IDEB (2015).

Considerando ainda que além da lacuna de tempo, nem todos os anos de escolaridade foram avaliados, ponderamos não ser possível basear nenhuma ação nos dados supracitados, pois não condizem com a realidade atual da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresópolis.

Sob essa perspectiva, consideramos extremamente relevante implementarmos a plataforma on-line de monitoramento de aprendizagens "Corrida ao Topo".


Em breve, disponibilizaremos aqui os relatórios de monitoramento do Sistema On-line Corrida ao Topo.

A seguir, exibiremos alguns gráficos baseados nas informações repassadas pelas escolas, em setembro e dezembro de 2018, e abril de 2019. No entanto, é válido aqui esclarecer que alguns dados foram passados com erros e tudo, até o presente momento, foi feito de forma manual. Contudo, é possível ter uma ideia, não tão precisa, das aprendizagens dos alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental. Vejamos: